top of page
  • Foto do escritorMax Mustrangi

AMERICANAS COMEÇA DEMISSÕES no Rio de Janeiro, ou seria na Recuperação Judicial (?) ...



Cantamos claramente a bola (ou seria comida de bola 🎱 dos meios de comunicação) das demissões em massa de colaboradores e fechamento de PDVs no D+0 da explosão do evento do escândalo contábil e financeiro da Americanas … mas nenhum reporter teve Kulhão para escrever!


Deixamos claro algumas coisas:


1. Esperávamos, pouco antes do Pedido de Recuperação Judicial (RJ) uma onda de demissões e fechamentos de pontos de vendas de forma a que a dívida trabalhista e de aluguéis/outros fossem incluídas (habilitação concursal) no plano!


Para nossa surpresa e espanto, isso não ocorreu. Muito provavelmente pela falta de tempo que tinham para proteger-se dos bancos que se moviam muito rapidamente naquele momento, sendo que a Americanas precisava do refúgio legal para proteger o pouco de caixa e ativos que detinha em mãos para continuar a operar até que a RJ fosse aceita (incrivelmente foi aceito em 4 horas) e os prazos começassem a “rolar”!


2. Em decorrência do ponto anterior, fomos buscar entendimento junto ao nosso parceiro hiper qualificado em RJs, a OLR | ADVOGADOS ASSOCIADOS na figura do Wesley Garcia, para entender o que ainda poderia ocorrer.


Foi quando aprendemos que a dívida a ser contraída, apesar de posterior ao pedido e pela existência de “entendimento majoritário” que o contrato de trabalho antecede o pedido de RJ, poderia ser considerada e aceita como concursal ao processo e serem habilitadas na RJ. Por isso dizíamos aos reporters que muitas outras dívidas ainda seriam somadas ao processo!


3. Mencionamos o risco de haver falta de caixa para pagar as folhas por vencer (não se esqueçam de que são 48.000 funcionários),


4. Da mesma forma faltaria caixa para pagar as contas de Luz e Aluguél de alguns pontos de venda, o que poderia inviabilizar operacionalmente a empresa como um todo,


5. Mencionamos o fato do início das vendas à vista por parte de “quase todos os fornecedores” como é costume na prática de RJ pela base fornecedoras e o risco de desabastecimento das lojas, e a escassez de novas fontes de financiamento do CG (NCG) uma vez que o sistema financeiro fecharia as portas para a mesma,


6. Mencionamos o potencial efeito cascata de quebras de pequenos e médios fornecedores sem caixa para o seu contas a pagar e sem condições de buscar financiamento “justo” para a sua NCG!


NO MEIO TEMPO o que mais lemos foram Kkkonsultores e Negociadores afirmando que a Americanas era grande demais para quebrar e que sempre existe saída! Tolos!


"Uma das principais funções dos médicos em meio a um cenário de guerra, não é a de salvar a todos! A sua principal função objetivo é salvar os "pacientes" que tem mais condições de serem salvos dadas todas as limitações de recursos existentes naquele momento, entre elas o TEMPO!" - Max Tyson!


Pelo que parece o TEMPO passará muito mais rápido para a Operação do que o tempo necessário para preparar, negociar e homologar um plano de RJ, o que no caso significará o CAIXÃO ⚰️ no mesmo momento.


Mesmo que a RJ seja homologada, isso não representa sucesso. Representará apenas que a RJ começou, mas que sem fontes de financiamento … não durará muito TEMPO!


TENDEU?


💥🎯☠️👍🏽🦅🦅🥋... +1 para o caderninho do "MAD MAXTRADAMUS" ...


"SÓ TEMOS COMO AJUDAR QUEM QUER SER AJUDADO! ALGUNS (neg)ACIONITAS PREFEREM SER COMO LATAS ... E UMA VEZ LATA, SEMPRE LATA! OU ACEITA SER RECICLADO, OU PERMANECE SENDO CHUTADO .. até ser cremado 🔥🔥 e reciclado na marra 🔥🔥🔥” - Max Tyson 🥊🪓⚰️🔥 😎


"Você é LIVRE para fazer as suas escolhas, mas é PRISIONEIRO das consequências" 🔥🔥 - Pablo NERUDA 🥶🧿


ÁGUIA (só) VOA COM ÁGUIA®️ 🦅🦅 & FOGUETE NÃO TEM RÉ®️ 🚀🚀 (https://youtu.be/Cb5bINgjbHk) www.excellance.com.br & https://lnkd.in/dmAE9yQ O nosso negócio é RECUPERAR o seu®️ 🎯🎯 com o Coração no Cofre®️💔🔓


Querem ficar atualizados com dados limpos e conteúdos diretos?


  1. Então registrem-se na página da Excellance® | Gestão de Turnaround e Reestruturação na aba de BLOG (https://lnkd.in/dxJvsVwm) e recebam notificações automáticas a cada nova publicação do nosso Sócio Fundador MAX TYSON!

  2. Também acessem e sigam-nos pela nossa página no YOUTUBE (em excellance_gestao ou https://www.youtube.com/channel/UCg8CY-IywVIL95bXeABCQ4Q/featured) e recebam Aulas de MBA ao vivo e de graça, de forma estruturada e didática, com assuntos e abordagens práticas que somente quem já viveu e voltou para contar a história poderia fazer. Com vocês JASON MUSTRANGI.


8 visualizações0 comentário

Salve a sua Empresa e Recupere o seu Negócio!

Fale com nossos Sócios através do Formulário

bottom of page