top of page
  • Foto do escritorMax Mustrangi

CEO EM FUGA ... a história (será?) de CARLOS GHOSN (apenas?) ... !

Atualizado: 19 de jan. de 2023


SIMBIOSE ou MUTUALISMO? Give me a break ... ! Um conto de cinderela sem final feliz!


Diferentemente do caso "TUDO OU NADA" (Grupo X) onde o ator central era o próprio acionista (Eike Batista), no caso CEO EM FUGA estamos discutindo a trajetória de um executivo (Carlos Ghosn) que foi acumulando poder e fama até ser "detido"!


Será que o "$i$tema" deixou o processo ir longe porque havia um mútuo benefício ... ?!?!?!?!


"Sabemos que nenhum ser vivo vive sozinho no planeta. É impossível não nos relacionarmos com outros seres, entretanto, nem sempre essas relações são benéficas. O parasitismo e a predação, por exemplo, são exemplos de relações em que apenas um indivíduo se beneficia, e o outro sai prejudicado.


Existem ainda relações em que apenas um é beneficiado, sem prejuízo para o outro, e aquelas em que ambos saem beneficiados. Nesse último caso, temos o chamado mutualismo, que pode ser obrigatório ou facultativo.


O mutualismo obrigatório, também chamado de simbiose, existe quando dois indivíduos de espécies diferentes precisam obrigatoriamente um do outro. Nesse caso, eles mantêm uma relação permanente, sendo impossível que cada um viva isoladamente.


Um exemplo clássico do mutualismo obrigatório são os líquens, que são formados pela associação de algas ou cianobactérias e algumas espécies de fungos. Essas espécies são incapazes de viver sozinhas naquele local. Sua sobrevivência só é possível porque um ajuda o outro ..."! TENDEU?


O que será que o caso CEO EM FUGA representa em relação ao STRATEGIC ALLIANCE da Renault+Nissan com o seu CEO CARLOS GHOSN?


Será que a interdependência com benefícios mútuos possibilitou o tumor crescer e chegar até onde chegou?


Será que o problema era conhecido, mas outro$ intere$$e$ fizeram com que ninguém visse nada até que a bomba estourasse?


Será que o corporativismo, o negacionismo, a falta de empregabilidade, a presença de amigos do rei, e os interesses escusos entre acionistas, investidores e executivo chefe deixaram que as coisas fossem longe demais?


Será que a culpa foi apenas "dele", melhor ... você acredita que apenas "ele" foi ou é o culpado?


O final de sempre ... a corda sempre arrebenta no elo mais fraco, por mais que esse elo possa se considerar inatingível e imprescindível!


A falta que a empregabilidade faz e trás a quem não a tem e não a busca! As consequências nefastas do negacionismo e do efeito manada (burra) do corporativismo!


"Você é LIVRE para fazer as suas escolhas, mas é PRISIONEIRO das consequências" 🔥🔥 - Pablo NERUDA 🥶🧿


ÁGUIA (só) VOA COM ÁGUIA®️ 🦅🦅& FOGUETE NÃO TEM RÉ®️ 🚀🚀 (https://lnkd.in/dr534qaC)


O nosso negócio é RECUPERAR o seu®️ 🎯🎯 com o Coração no Cofre®️💔🔓

4 visualizações0 comentário

Salve a sua Empresa e Recupere o seu Negócio!

Fale com nossos Sócios através do Formulário

bottom of page