top of page
  • Foto do escritorMax Mustrangi

EM BU$CA DE ABRIGO! De volta à velha casa e economia ...


Por favor … give us a break! O que “eles” https://www.linkedin.com/posts/excellance-consultoria-empresarial_por-favor-give-us-a-break-o-que-eles-activity-7007715820608843776-mWO0?utm_source=share&utm_medium=member_desktopfazem é seguir o dinheiro tal qual “as profissionais do mercado” … !


O custo do dinheiro negativo, pela enxurrada (influx) de liquidez no mercado para conter as crises mundiais usando o único pedal que os BCs acham que tem (o da taxa básica de juros), é a grande causa da crise que iremos presenciar.


Tudo isso começou em 1971 com o fim do lastro ouro para a emissão de moeda americana. Desde então o lastro das moedas virou a credibilidade e pretensa capacidade de honrar a dívida pelos países emissores de moedas “até então fortes”!


Nas 2 últimas décadas o mercado virou um grande ca$$ino. Diversos atores (VC, PE, …) tomavam dinheiro de graça (ou com custo até mesmo negativo) e partiam para cima de projetos em busca do pote de ouro no fim do arco-íris 🌈!


Com taxas de desconto praticamente negativas, qualquer VPL ou NPV daria positivo e garantia retorno. Depois seria apenas devolver o principal e ficar com o ganho!


Assim nasceram os Unicórnios, de aparentes gênios, que nada mais eram do que risk takers que souberam vender antecipadamente as suas ideias (e por isso do first mover advantage no caso) obtendo polpudas realizações e saídas (antes que a bomba explodisse na mão do comprador).


Quem ficou pelo caminho, pagou ou irá pagar a conta (o filme que estamos assistindo). Os investidores perderam dinheiro (na maioria) e os “executivos” que migraram de mercados ganharam uma boa parcela desse fluxo irracional de recursos, mesmo sem ter entregue ou gerado nada!


Bem, agora a festa acabou, o dinheiro voltou a ganhar valor no tempo e a exigir retorno dos projetos. Logo, com a finitude de projetos com real retorno, grande parte do dinheiro irá para fundos de renda fixa ou repagar o principal (para extinguir o endividamento e o seu custoso custo financeiro).


As bolsas irão despencar mundo afora pela queda abrupta dos retornos das empresas em meio à crise de demanda que se forma, a inflexão da curva do desemprego apenas começa, e a peregrinação rumo à Cova pelos otimistas de plantão já começou (por mais que eles ainda não tenham percebido).


SORRY … não foi por falta de aviso e explicação.


"Você é LIVRE para fazer as suas escolhas, mas é PRISIONEIRO das consequências" 🔥🔥 - Pablo NERUDA 🥶🧿


ÁGUIA (só) VOA COM ÁGUIA®️ 🦅🦅 & FOGUETE NÃO TEM RÉ®️ 🚀🚀 (https://lnkd.in/dr534qaC)


O nosso negócio é RECUPERAR o seu®️ 🎯🎯 com o Coração no Cofre®️💔🔓

0 visualização0 comentário

Salve a sua Empresa e Recupere o seu Negócio!

Fale com nossos Sócios através do Formulário

bottom of page