top of page
  • Foto do escritorMax Mustrangi

IRRESPONSABILIDADE FISCAL, SOCIAL E POLÍTICA!


Finalmente alguém admitiu o que já falávamos há mais de semestre! A SELIC não se sustenta no patamar abaixo de 14% aa por diversos fatores, por mais que o BCB, sem "skin in the game", não queira admitir ou "até" mesmo diga que não saiba!


1. Com o FED elevando a sua taxa básica para o range de [5-6]% aa … ou a SELIC sobe ⬆️ ou o dólar foge para Porto Seguro e a nossa moeda deprecia enormemente! Pensar no dólar acima R$ 6,00 não seria loucura!


2. Se a nossa MOEDA (descolar) DEPRECIAR, será criado o ambiente não competitivo que os cartéis locais tanto amam! A falta de concorrência dos itens importados! Ou pior, a preferência pela exportação ao abastecimento do mercado interno, e dá-lhe mais INFLAÇÃO!


3. A PERDA DE PODER AQUISITIVO reforçada pelo aumento de custos patrocinado pela inflação e incapacidade de repasse na linha de cima, proporciona mais perdas às empresas que são "obrigadas" a tardiamente encolher e promover a inflexão da curva do desemprego!


4. A INADIMPLÊNCIA de pessoas físicas e jurídicas entra em território proibitivo o que gera o fechamento geral das portas de crédito, deixando população (esfera 1) e empresas (esfera 2) entregues à asfixia do Caixa que é Rei e nessa hora mostra que não perdoa! Não existe maior destruição de valor do que deixar a situação chegar à esse ponto!


5. A POLITICA FISCAL inconsequente volta e com isso o RISCO PAÍS dispara e como tudo é interconectado (teoria dos vasos comunicantes), um mau alimenta o outro e afundamos mais a cada giro do ciclo 🔄 vicioso que se reinstaura!


6. O ENDIVIDAMENTO SOBERANO (absoluto e % PIB) volta a crescer na contramão do que vinha ocorrendo mesmo com COVID-19 e políticas de auxílio! É a reversão da esperança de dias melhores e de políticas estruturantes para um voo de Águia, não mais de galinha!


7. APARELHAMENTO DAS ESTATAIS e INCHAÇO DA MÁQUINA PÚBLICA! Com isso, o que sobraria (resultado primário) fica ainda mais negativo. E dá-lhe risco país e mais endividamento. O dinheiro que poderia ser destinado à sociedade e infra estrutura (reduzir o custo Brasil estrutural) acaba no bolso de quem devia nos servir!


8. RISCO POLÍTICO aumenta em consequência da insatisfação futura da população e segmentos econômicos com o desvio de função que começa a ocorrer! E dá-lhe novamente aumento do risco país dada a somatória dos Riscos Fiscal, País e Político!


9. ... já não é suficiente para o caldo entornar a economia?


Lembrando que sequer falamos dos RISCOS GEOPOLÍTICOS e/ou CLIMÁTICOS! Parece que os anos que entram prometem muita emoção e asfixia, e ainda tem quem se pergunte “por que o Tostines não está mais fresquinho”? Devem estar de brincadeira, né?


"Você é LIVRE para fazer as suas escolhas, mas é PRISIONEIRO das consequências" 🔥🔥 - Pablo NERUDA 🥶🧿


ÁGUIA (só) VOA COM ÁGUIA®️ 🦅🦅 & FOGUETE NÃO TEM RÉ®️ 🚀🚀 (https://lnkd.in/dr534qaC)


O nosso negócio é RECUPERAR o seu®️ 🎯🎯 com o Coração no Cofre®️💔🔓

7 visualizações0 comentário

Salve a sua Empresa e Recupere o seu Negócio!

Fale com nossos Sócios através do Formulário

bottom of page