top of page
  • Foto do escritorMax Mustrangi

CVC "piora descaradamente" mas tem a cara de pau de “desinformar” que melhora! Anali$em Fundamento$

Atualizado: 30 de jan. de 2023

Existem certas coisas que nos deixam doentes!! Uma das maiores é a mentira descarada e deslavada, desinformando e levando os “sardinhas do mercado” a tomar decisões erradas de investimento ao direcionar intenções de compra de posições pelo “face value“ das "falsas" notícias sem fundamentos financeiros plantadas na imprensa dita “especializada”!




A CVC piora brutalmente em todos os indicadores e fundamentos financeiros que importam para o seu futuro e continuidade, mas tem a cara de pau de dizer que melhora! Melhora aonde Playboy?



Por mais que a CVC tenha reduzido a sua dívida total, o custo (juros) da mesma é tamanho que o GAP gritante entre os indicadores EBIT e Margem Líquida (Lucro Líquido ou Prejuízo) é ABISSAL.


Why?


Porque os bancos e credores financeiros ganham tanto dinheiro com o custo da dívida contraída e rolada, claramente escancarado na linha de DESPESA FINANCEIRA, que não sobra resultado (DRE) e caixa (FC) ao final do exercício.


Pelo contrário, falta tanto (resultado e caixa - CG) que obriga-a a tomar continuamente mais e mais dinheiro a custo cada vez mais elevado e mortal. Ao fazê-lo, obriga-a a colocar mais corda ao redor do pescoço a cada rodada de renegociação.


Como dizemos na Excellance ... "à essa altura do campeonato não trata-se mais de corda no pescoço, mas sim de uma senhora jiboia enrolada no pescoço"! Na hora que o mercado financeiro decidir que o GAME IS OVER, o jogo acaba, simples assim!



Da mesma forma que a Americanas, enquanto a CVC conseguir pagar o JUROS da cara dívida e “garantir” que tenha “garantias” suficientes para o sistema financeiro … o jogo segue! Mas não por muito tempo podemos afirmar.


Os R$ 900 milhões em dividas da empresa são totalmente de curto prazo (vencendo em Abril e Dezembro) e a liquidez corrente é suficiente para pouco mais do que 0,7 ano (ou seja, o equivalente a pouco mais do que 8 meses de despesas CORRENTES!).


O desespero interno para rolar a dívida (alongamento) deve estar no teto, tipo vida ou morte (como o Rial anunciando que achou uma manada de elefantes na sala da presidência, que ninguém tinha visto e pulando para fora do Titanic)!



Sem dinheiro suficiente em caixa (tanque do avião) para chegar até o próximo ponto de reabastecimento (alongamento e/ou injeção de liquidez) o risco da Alavancagem Financeira (AF) exercer o seu papel (FORCA) nos covenants dos contratos de financiamento e/ou acionar o alerta de risco dos bancos e FIDCs é brutal.


Não nos esqueçamos que o ano sequer começou e eles (Banco e FIDCs) já sangram fortemente em decorrência das perdas de principal e de juros dos defaults das muitas Recuperações Judiciais em curso, das RJs por acontecer e da inadimplência já em curso no mercado em geral. Isso sem falar das renegociações e alongamentos que em muito disfarçam e escondem a real saúde debilitada de todo o mercado de crédito.


De forma ainda pior do que Americanas (desculpem a continua referência mas é para que entendam a situação do pré-defunto) a CVC apresenta há anos RETORNOS MUITO NEGATIVOS tanto aos seus Acionistas e Investidores diretos (ROE = Return On Equity) quanto aos Stakeholders em Geral (ROIC = Return On Invested Capital).


Os gráficos falam por si próprios e indicam que doar dinheiro sem retorno é melhor do que colocar nessa “empresa”! Do nosso ponto de vista e conhecimento sequer dá para chamar isso de "negócio" (para quem playboy?)!




Mas o pior é ver o Diretor Executivo dizer que “dorme” melhor do que quando chegou!


Só se for pelo seu $istema de incentivo totalmente desalinhado a resultados, potencializando ganhos para a Diretoria Executiva e Conselho De Administração de DEZENAS DE MILHÕES, enquanto a empresa perde muito mais no bottom line.


Praticamente podemos dizer figurativamente e por hipótese que o dinheiro que entra na empresa (dívida), sai em grande parte para o próprio bolso dos executivos sem o menor indício de Meritocracia ...



Se ao final da leitura desse post/blog vocês leitores e seguidores também acharem que estamos nos referindo à Americanas … entendam que foi mera semelhança de PATOLOGIA!


"SÓ TEMOS COMO AJUDAR QUEM QUER SER AJUDADO! ALGUNS (neg)ACIONITAS PREFEREM SER COMO LATAS ... E UMA VEZ LATA, SEMPRE LATA! OU ACEITA SER RECICLADO, OU PERMANECE SENDO CHUTADO .. até ser cremado 🔥🔥 e reciclado na marra🔥🔥🔥” - Max Tyson 🥊🪓⚰️🔥 😎


"Você é LIVRE para fazer as suas escolhas, mas é PRISIONEIRO das consequências" 🔥🔥 - Pablo NERUDA 🥶🧿


ÁGUIA (só) VOA COM ÁGUIA®️ 🦅🦅 & FOGUETE NÃO TEM RÉ®️ 🚀🚀 (https://youtu.be/Cb5bINgjbHk) www.excellance.com.br & https://lnkd.in/dmAE9yQ O nosso negócio é RECUPERAR o seu®️ 🎯🎯 com o Coração no Cofre®️💔🔓


Querem ficar atualizados com dados limpos e conteúdos diretos?


  1. Então registrem-se na página da Excellance® | Gestão de Turnaround e Reestruturação na aba de BLOG (https://lnkd.in/dxJvsVwm) e recebam notificações automáticas a cada nova publicação do nosso Sócio Fundador MAX TYSON!

  2. Também acessem e sigam-nos pela nossa página no YOUTUBE (em excellance_gestao ouhttps://www.youtube.com/channel/UCg8CY-IywVIL95bXeABCQ4Q/featured) e recebam Aulas de MBA ao vivo e de graça, de forma estruturada e didática, com assuntos e abordagens práticas que somente quem já viveu e voltou para contar a história poderia fazer. Com vocês JASON MUSTRANGI.






470 visualizações0 comentário

Salve a sua Empresa e Recupere o seu Negócio!

Fale com nossos Sócios através do Formulário

bottom of page