"DIP" O KCT! Isso é um empréstimo "ponte" (bridge) no máximo! Aprendam os conceitos de uma RJ ...
- Max Mustrangi

- 1 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2023
CASO AMERICANAS e sua intersecção com o PROCESSO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL! Parem de falar e de escrever tanta M&RD@ #2! DIP FINANCING O ESCAMBAU!
Se quiserem chamar de DIP Financing, chamem à vontade ... mas entendam o conceito, aplicação e eficácia antes!
"O DIP Financing (debtor-in-possession) é uma modalidade de novo financiamento para uma empresa que está em processo de recuperação judicial, OU SEJA, que JÁ POSSUI UM PLANO APROVADO ou em discussão por seus credores para o pagamento de suas dívidas.
A sua principal finalidade é suprir a falta de caixa presente na empresa para financiar despesas operacionais como pagamento de fornecedores, salários, despesas administrativas, etc.
Nesse sentido, o DIP Financing garante que a companhia continue gerando caixa para manter sua operação, bem como propicia o pagamento de todos os demais credores, assegurando assim as condições necessárias para o cumprimento do plano de recuperação.
Por característica, este tipo de financiamento deverá ser prioritário em detrimento aos pagamentos dos demais créditos do plano de recuperação, e também compartilhará as garantias em grau de igualdade perante os demais credores, sob as mesmas condições.
Embora a Lei de Recuperação Judicial e Falências de 2005 já preveja o DIP Financing como opção de novos financiamentos no Brasil, alguns aspectos NÃO PERMITEM sua ampla utilização pelas empresas com dificuldade financeira ..."!
VEJAMOS ...
Temos um PEDIDO de Recuperação Aprovado em tempo record (vai entrar para o Guinness Book), sequer um esboço de plano elaborado e discutido, e muito menos uma aprovação em todas as classes em AGC (Assembleia Geral de Credores) quando o plano da RJ passa a estar homologado para que, APENAS A PARTIR DESSE PONTO, COMEÇE o jogo da RJ! Para falar a verdade, sequer o tamanho final da dívida é conhecido ... pois muitas outras serão adicionadas ainda (esqueletos)!
Embora raro, o DIP Finance até pode ser pensado e usado COM um plano de RJ HOMOLOGADO (pois reduz em "pequena parte" o risco de ser perdido). A questão toda é o RISCO DE PERDER esse recurso na tentativa de levantar um defunto da cova (as chances de sucesso são baixas pelo histórico da RJ no Brasil). Quem dirá aportar capital (seja na modalidade de DIP ou qq outro nome que queiram dar) sem que haja nada na ante sala da elaboração de um plano de RJ ainda!
Loucura, loucura, loucura ...
Agora, discutir e querer chamar um BRIDGE DE CAIXA, para manter a operação rodando até pelo menos a discussão do plano de RJ em elaboração, para que os "donos" do pepino sintam a REAL temperatura e chance de continuidade (e quem saiba perder ainda mais dinheiro), de DIP ... isso já é demais!
Isso não é DIP Financing na sua essência e prática! É um BRIDGE de capital disfarçado e buscando o abrigo do conceito e regra do DIP financing apenas para garantir a sua prioridade no resgate em caso das coisas darem "certo" (o que já é esperado), a falência!
Chamem como quiserem ... o importante é que tentamos compartilhar um pouco mais de conhecimento prático!
"SÓ TEMOS COMO AJUDAR QUEM QUER SER AJUDADO! ALGUNS (neg)ACIONITAS PREFEREM SER COMO LATAS ... E UMA VEZ LATA, SEMPRE LATA! OU ACEITA SER RECICLADO, OU PERMANECE SENDO CHUTADO .. até ser cremado 🔥🔥 e reciclado na marra 🔥🔥🔥” - Max Tyson 🥊🪓⚰️🔥 😎
"Você é LIVRE para fazer as suas escolhas, mas é PRISIONEIRO das consequências" 🔥🔥 - Pablo NERUDA 🥶🧿
ÁGUIA (só) VOA COM ÁGUIA®️ 🦅🦅 & FOGUETE NÃO TEM RÉ®️ 🚀🚀 (https://youtu.be/Cb5bINgjbHk) www.excellance.com.br & https://lnkd.in/dmAE9yQ O nosso negócio é RECUPERAR o seu®️ 🎯🎯 com o Coração no Cofre®️💔🔓
Querem ficar atualizados com dados limpos e conteúdos diretos?
Então registrem-se na página da Excellance® | Gestão de Turnaround e Reestruturação na aba de BLOG (https://lnkd.in/dxJvsVwm) e recebam notificações automáticas a cada nova publicação do nosso Sócio Fundador MAX TYSON!
Também acessem e sigam-nos pela nossa página no YOUTUBE (em excellance_gestao ou https://www.youtube.com/channel/UCg8CY-IywVIL95bXeABCQ4Q/featured) e recebam Aulas de MBA ao vivo e de graça, de forma estruturada e didática, com assuntos e abordagens práticas que somente quem já viveu e voltou para contar a história poderia fazer. Com vocês JASON MUSTRANGI.










Comentários